Burle Marx: muito mais do que um paisagista

Você sabe quem é o idealizador da famosa calçada de Copacabana feita por mosaico de pedras portuguesas?

E os verdadeiros oásis em meio às selvas de pedra, como o Parque da Pampulha em Belo Horizonte e o Ibirapuera em São Paulo? Pois é, todas essas fabulosas criações são do paisagista, artista, pintor, tapeceiro, desenhista, escultor, ceramista, cantor, pesquisador e designer de jóias, Roberto Burle Marx.

burle-marx

Em homenagem à sua importância e capacidade multi-tarefas o Paço Imperial (Praça XV de Novembro 48 – Centro- Rio de Janeiro ) abriga, a partir desta sexta-feira (12/12), a exposição Burle Marx 100 anos: A permanência do instável. A mostra vai até março e o melhor, é gratuita!

Um pouco mais sobre Burle Marx
Nasceu em São Paulo, a 4 de agosto de 1909, passando a residir no Rio de Janeiro a partir de 1913. De 1928 a 1929 estudou pintura na Alemanha, tendo sido freqüentador assíduo do Jardim Botânico de Berlim, onde descobriu, em suas estufas, a flora brasileira.Seu primeiro projeto paisagístico foi para a arquitetura de Lúcio Costa e Gregori Warchavchik, em 1932, passando a dedicar-se ao paisagismo, paralelamente à pintura e ao desenho.

Em 1949, com a compra de um sítio de 365.000 m2, em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, organizou uma grande coleção de plantas. Em 1985 doou esse Sítio, com todo o seu acervo, à extinta Fundação Nacional Pró Memória, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Em 1955 fundou a empresa BURLE MARX & CIA LTDA., pela qual passou a elaborar projetos de  paisagismo, fazer a execução e manutenção de jardins residenciais e públicos. Desde 1965, até seu falecimento, contou com a colaboração do arquiteto Haruyoshi Ono.

Roberto Burle Marx faleceu no dia 4 de junho de 1994, no Rio de Janeiro, aos 84 anos.

Fonte:  Site Burle Marx
Foto:  Bravo!

7 comentários sobre “Burle Marx: muito mais do que um paisagista

  1. Elaine Moura disse:

    Oi Tati, sou historiadora, quer dizer, estou me formando em história pela UFRRJ (6º período), e ouvi falar em Burle Marx pela primeira vez através de uma amiga na empresa onde trabalho. Não sei muito sobre ele mas estou anciosa pra ir a essa exposição!!! Bjão

  2. John Wesley Freire disse:

    Tati,

    Parece que as “pedras portuguesas” t~em sua origem nos arranjos de mosaiscos e ladrilhos árabes.

    Sobre o assunto, veja o artigo que saírá em EDUCAÇÃO EM LINHA, revista eletrônica da qual sou co-redator.

    Site: seeduc.rj.gov.br

    John

  3. John Wesley Freire disse:

    Tati,

    Esclarecendo a questão das calçadas de Copacabana

    Para calçar a Avenida Central, que acabara de rasgar, Pereira Passos fez vir de Portugal não só um grupo de calceteiros mas até as pedras abundantes nas cercanias de Lisboa, onde, desde 1842 já se vinham formando mosaicos nas calçadas e praças. Logo, as pedras (calcita branca e basalto negro) foram encontradas por aqui, e não mais importadas, mas conservaram o nome de pedras portuguesas .

    Curiosamente, o desenho das ondas das calçadas da Av.Atlântica, que caracteriza o bairro e até o Rio de Janeiro, não é brasileiro, foi trazido por aqueles calceteiros lisboetas.

    O desenho foi aplicado na Praça Floriano e na calçada da Av. Atlântica, também aberta por Pereira Passos no bairro que começava a ser habitado. O piso da atual Cinelândia ganhou novos desenhos, enquanto o da Av.Atlântica mais realce, a partir de 1970, com o alargamento das pistas e da calçada, e da extensão da faixa de areia. Chamado para refazer o calçamento, Burle Marx manteve o desenho anterior, de 1906, uniformizando a orientação e ampliando o tamanho das ondas, fazendo-as condizentes com a largura da nova calçada.

    John

  4. jorge souza disse:

    Oi tati ,sou aluno do 1 eja em uma escola municipal,e
    nos temos a, materia de artes, e quero parabenliza-lo
    pelo seu trabalho e nos alunos temos muito orgulho de aprender com voce sobre este, maravilhoso arquiteto
    BURLE MARX;muito obrigado por tudo bjos ,para voce
    e toda sua familha, fique com deus e que ele te abençoe
    em tudo na sua vida;obrigado……….

  5. Suely disse:

    Oi Tati,

    Sou co-editora de uma revista em Atibaia e estou fazendo uma matéria sobre Burle Marx e preciso de uma foto dele, gostaria de saber se posso estar usando essa foto dessa página.

    obrigada

  6. THATY GALVANI disse:

    Oi Tati…

    Meu filho tem 6 anos e estuda no 1° Ano na escola INFANTIL COLINHO DA MAMÃE EM BOTUCATU SP.
    Estou feliz por ter encontra sua pesquisa, vou enprimir para o trabalho de classe dele…
    Tati parabens linda sua pesquisa O ASTRO BURLE MARX, um
    abraço e muito….. Obrigada!

    MAMÃE THATY, FILHO ÁLVARO JOSÉ M. GALVANI.

    • rosicler disse:

      Como é bom, conhecer alguém que gosta do que faz, e faz a gente sentir que isso, esse sentimento existe de verdade…obrigada.Rosicler Z. da Silva.

Deixe um comentário