Taj Mahal: a maior prova de amor do mundo?

Você sabia que o Taj Mahal pode ter sido construído sobre o túmulo da esposa preferida do imperador Shah Jahan para homenageá-la?

Pois é, construído por mais de 22 mil homens todo em mármore branco, um dos patrimônios mundiais da UNESCO pode ter sido uma prova de amor póstuma! Inscrustado com pedras semipreciosas e com uma cúpula costurada com fios de ouro é um dos monumentos mais suntuosos que existe.

Ele chamava sua esposa – que faleceu ao dar a luz ao 14º filho – de Mumtaz Mahal (“A jóia do palácio”). Taj significa coroa, portanto Taj Mahal refere-se à coroa da “esposa-jóia”.

Reza a lenda que o imperador pretendia construir um mausoléu semelhante para si na outra margem do rio Yamuna de cor negra, mas como seu filho era contra qualquer ostentação, ainda mais funerária, enterram-no no mesmo Taj branco. Outro folclore é mais cruel, diz-se que Shah cegava e cortava as mãos dos melhores decoradores e arquitetos que teve à disposição para construir a grandiosa obra para que nunca repetissem o feito e construissem nada semelhante à superioridade do monumento.

Mas há versões de que o Taj Mahal foi um teplo hindu dedicado ao deus Shiva, teoria não aceita pela maioria dos especialistas, pois é confusa e extremamente contraditória

Prefiro a primeira, mais romântica e fantasiosa. Convenhamos: mesmo que postumamente, toda mulher gosta de ser homenageada.

Deixe um comentário