Você sabe o que significam as logomarcas da Globo, do Carrefour e do Itaú?

06/10/2008 at 04:12 11 comentários

A-D-O-R-O falar sobre o significado das logomarcas, sejam elas de automóveis, sejam de empresas diversas. Fiz uma pesquisa na Internet, ressalve-se que não me responsabilizo pelo conteúdo encontrado, pois é difícil assinar embaixo do Wikipedia, blogs etc, mas que é interessante é. Vale a pena conferir!

Itaú significa pedra preta/escura. Quando a logomarca foi criada, em 1973, ela era preta com a tipografia em branco.

Desenvolvido durante 3 anos pelo renomado designer brasileiro Alexandre Wollner, diz-se que a técnica usada foi a linha de 4 (4 por 4 sobre 4 por 4 de 4 por 4), seja lá o que signifique tal técnica rs… (se algum designer souber explicar didaticamente, sinta-se à vontade). A imagem ao fundo é uma pedra, e nela está gravado o nome. É uma gravura em pedra para ser eternizada.

As cores atuais (azul, amarelo e laranja) não têm um significado filosófico, houve uma época que um sócio deixou a empresa e um outro, para marcar a sua era, quis alterar as cores somente pela estética. Apesar de se distanciar do significado do nome “Itaú”, as novas cores dão um colorido charmoso à marca.

O logotipo do Carrefour já foi muito discutido, sendo apontado como um “C”, um barco, uma âncora, duas setas e várias outras figuras.

Na verdade, o logo diz respeito à sua origem, na França. Em 1959, a primeira loja foi aberta na cidade de Annecy, perto de um cruzamento (em francês, “carrefour”), e o logotipo é formado por duas setinhas que representam essa encruzilhada. Já suas cores (vermelho, branco e azul) remetem às cores da bandeira francesa. “Carrefour” é lido como carfúr em francês.

O atual logotipo da Rede Globo, usado a partir deste ano, é composto de uma esfera azul com um retângulo de cantos arredondados e extremidades desiguais, o qual apresenta um espectro nas cores azul, verde, amarelo e vermelho. Dentro desse retângulo prismático, assenta-se uma pequena esfera platinada de tamanho médio.

O projeto é de autoria do designer austríaco Hans Donner, criador de diversos logotipos da emissora desde 1973. Segundo ele, a esfera representa o mundo, e o retângulo, uma tela de televisão que exibe o próprio mundo.

Segundo Hans Donner, esta reformulação foi elaborada especialmente para homenagear a chegada da televisão digital brasileira aberta, por isto a tela que aparece ao fundo tem o formato widescreen (16:9), linhas diagonais e cores em alta resolução.

Fontes: Wikipedia e Scriptbrasil

About these ads

Entry filed under: curiosidades. Tags: , , , , , .

E você? Como se imagina daqui a 4 anos? Entrevista com Ana Paula Padrão

11 Comentários Add your own

  • 1. rogerlima  |  06/10/2008 às 11:17

    é sempre interessante os significados das logos, porém acontece muito, senão for de praxe, os significados serem atribuídos depois da construção do design da logo, ninguém pensa “vou faze uma logo que tenha um C e uma ancora”, os designers fazem as logos de um jeito bem bonitinho, moderno e depois atribuem um significado, inventam, para defendê-las para seus clientes, é assim que acontece atualmente!

    Resposta
  • 2. Tati  |  06/10/2008 às 16:08

    Amiga, entro por aqui todos os dias e adorooo… Parabens, é muito legal de ler as suas atualizações….
    Beijos

    Resposta
  • 3. tatimolini  |  06/10/2008 às 17:03

    Rogério, com certeza os designers não pensam no significado dos logotipos, na maioria das vezes, simplesmente vem à mente um símbolo que combina com a marca, com os objetivos da empresa e principalmente com desejo de quem a administra. Mas nestes 3 casos em particular, o logotipo foi criado a partir dos nomes das empresas > Itaú – pedra pedra (por isto é um bloco de pedra com o nome inserido nele), globo (sempre teve como logo um globo terrestre com uma televisão no meio) e carrefour (cruzamento em francês, por isto são duas setas). Inclusive este hipermerecado busca se localizar somente em cruzamentos, não sei se todos os endereços correspondem a esta vontade! Obrigada pela visita

    Resposta
  • 4. tatimolini  |  06/10/2008 às 17:04

    Ta, amiga, continue visitando o blog e dando sua opinião!

    Resposta
  • 5. Sivone Barbosa  |  18/11/2008 às 16:37

    Valeu irá ajudar em 1 trabalho de semiótica hj!me add no seu orkut por favor faço comunicação social(sivonebarbosa@yahoo.com.br=orkut)msn=sivonebarbosa@hotmail.com

    Resposta
  • 6. Ainda no clima de aniversário… « Tati Molini  |  14/03/2009 às 02:22

    [...] Você sabe o que significam as logomarcas da Globo, do Carrefour e do Itaú? 523 views [...]

    Resposta
  • 7. Luisa Freitas dos Santos  |  06/04/2009 às 22:27

    Olha Rogerio, na sei se você é designer e tambem nao sei de que lugar do país voce é, mas te garanto uma coisa: como estudante de design, já no primeiro semestre aprendi que isso que voce afirmou, a respeito de logos “de um jeito bem bonitinho, moderno e depois atribuem um significado, inventam, para defendê-las para seus clientes, é assim que acontece atualmente!” está totalmente errado. talvez voce conviva com alguem que simplesmente domine algum software e se auto-intitule designer, aí te entendo.mas o design se baseia sim em estudos de cor, forma, recepção do publico perante a marca, resumidamente.
    cuidado com o que voce afirma! hehe

    Resposta
    • 8. kkeymons  |  14/02/2011 às 19:36

      ah eh verdade mesmo esse ano comecei meu curso de CG e antes da genti criar uma logo temos que saber tudo da empresa do nome e com base em pesquisas começamos a cria-la. add me ae gente davi.slm23@hotmail.com

      Resposta
  • 9. Gian Aragão  |  06/02/2011 às 00:32

    Eu tenho um livro com DVD sobre a biografia de Alexandre Wollner, e ali ele explica a técnica do 4. Foi a construção da marca Itaú: O quadrado foi dividido em 4 partes, na horizontal e na vertical, e cada parte sozinha foi novamente dividida em 4, e assim por diante. Foi importante para encaixar cada uma das letras I-T-A-Ú, que também foram montadas na base do 4. Essa base influenciou a aplicação de todo o sistema visual do banco na época: fachadas, placas de sinalização, documentos, etc. E a cor laranja apenas indicava o logo, preto e branco, no contexto urbano, que é cinzento, e acabava “camuflando” o símbolo. Hoje em dia, usam o laranja em todo lugar, constantemente.
    Recomendo o livro: Alexandre Wollner e a Formação do Design Moderno no Brasil.
    Espero ter ajudado com isso.

    Resposta
  • 10. Alex Gonçalves  |  30/03/2011 às 04:01

    tatimolini , nem sempre a logo marca da Rede Globo foi um Globo com uma tela de TV, como dito por você…
    ” globo (sempre teve como logo um globo terrestre com uma televisão no meio) ”

    Em 1965 era parecida com uma estrela, e ao mesmo tempo com uma suástica ( símbolo usado pelos nazistas ).
    Dentre outras transformações que ocorreram nessa logo marca…

    dê uma olhada… http://bitw.in/raI

    Resposta
  • 11. TÚLIO PEREIRA  |  30/08/2013 às 16:45

    Se você pegar a bandeira do Brasil, nota-se que também o logotipo da Globo poderia ter sido baseado nela. O retângulo da bandeira, faz um círculo. O losângo um retângulo e dentro desse retângulo outro círculo que seria o círculo azul da bandeira. O restante da criação do logotipo ficou por ser estilizado…reparem bem e verão que é lógico esta formação do logotipo da Globo só transformando as formas da bandeira do Brasil….

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Sou uma jornalista apaixonada pela profissão, graduada pelo Mackenzie, em Letras português-italiano pela USP, com extensão em Comunicação Corporativa pela GV. Amo escrever sobre terceiro setor e variedades

Feed a Child Feed a Dream

acessos

  • 403,597 cliques

rola no Twitter…

  • A covardia é um dos piores defeitos do homens um dos mais comuns de se encontrar...postado 2 days ago
  • RT @Yedinha: Tem campanha nova no ar! Parabéns equipe de Comunicação Digital/Marca/Produção da @fundacaoabrinq instagram.com/p/qzn5AwoE_t/postado 4 days ago
  • Gente preconceituosa me irrita e me enoja... Honey, vc não é superior pq foi estagiária há 20 anos. Só demonstra o quão ultrapassada vc é!postado 4 days ago
outubro 2008
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

arquivos


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 157 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: